O PROCESSO TECNOLÓGICO A recauchutagem de pneus é um processo através do qual ocorre o recondicionamento de um pneu usado, por aplicação de um novo piso, ou novo piso e novas paredes laterais, com o objectivo de prolongar a vida útil do mesmo.
Fases da Recauchutagem
Rechapagem (substituição do piso)
Recauchutagem simples (substituição do piso, recobrindo o material novo igualmente uma parte da parede lateral)
Talão a talão (substituição do piso e renovação da parede lateral)
Os novos materiais a aplicar para substituição do piso gasto podem ser, por exemplo:
piso perfilado
tira orbital
extrusão directa
pré-vulcanizado
O PROCESSO DE RECAUCHUTAGEM ENVOLVE DIVERSAS FASES QUE, GENERICAMENTE, SE APRESENTAM DE SEGUIDA:
01. Inspecção Inicial
Nesta operação faz-se a triagem das carcaças passíveis de serem recauchutadas, eliminando-se as que apresentam defeitos, danos irreparáveis ou idade excessiva. Os critérios de inspecção das carcaças são estabelecidos em função dos requisitos regulamentares vigentes. A operação de inspecção inicial visual (cuidadosa inspecção do interior e exterior da carcaça) é complementada com a utilização de equipamentos que auxiliam a detecção dos defeitos, como sendo a inspecção sob pressão (que denuncia deformações estruturais da carcaça), a inspecção por shearografia (que facilita a detecção de separações internas da carcaça) e a inspecção por impulsos eléctricos (com fim à detecção de furos).
02. Grosagem
Na operação de grosagem, o material remanescente da carcaça é removido com o objectivo de preparar a superfície que receberá o novo material. Nesta operação são também definidos os parâmetros geométricos da carcaça (diâmetro, raios de curvatura, largura de coroa), assegurando-se o cumprimento dos requisitos dimensionais estabelecidos nas normas e regulamentos de referência. Ainda nesta operação é controlada a integridade estrutural de carcaça quando insuflada e também a textura da superfície grosada.
03. Inspecção em curso de fabrico e Reparações
Nesta fase do processo de recauchutagem é levada a cabo uma inspecção cuidada das superfícies interna e externa da carcaça. Na sequência desta inspecção pode ser denunciada a necessidade de remover pequenos danos ao nível da coroa e parede lateral da carcaça. Caso seja determinada a necessidade de efectuar reparações, a carcaça é submetida a operações onde são eliminados os componentes deteriorados da carcaça e aplicados novos materiais.
04. Encolagem e Secagem
A superfície da carcaça grosada é então preparada para receber o novo material, através da aplicação de uma solução de cola cuja finalidade é, não só promover a adesão entre materiais, mas também proteger as superfícies da oxidação. Esta solução de cola é aplicada por pulverização por forma a garantir a sua adequada dispersão.
05. Aplicação de piso (borracha extrudida ou piso pré-vulcanizado)
Aplicação de piso (borracha extrudida ou piso pré-vulcanizado) Os novos materiais (nova borracha) a aplicar sobre a carcaça para substituição do piso gasto podem ser, por exemplo, piso perfilado, extrudido directamente ou não (porção de material extrudido aplicada sobre a carcaça para obtenção do perfil desejado); tira orbital (tira de material extrudido directamente sobre a carcaça e aplicada por enrolamento até obtenção do perfil desejado) ou piso pré-vulcanizado (piso previamente moldado e vulcanizado). A base do piso pré-vulcanizado é preparada com materiais ligantes que funcionam como camada adesiva, promovendo a união do piso pré-vulcanizado à carcaça. Tratando-se de uma operação crítica, com extrema influência no comportamento e desempenho do pneu recauchutado, deverão ser cuidados aspectos relacionados com a aplicação do novo material, como por exemplo a centragem e união do piso.
06. Aplicação de parede lateral / Acabamento lateral
Quando se trata de um sistema de recauchutagem “Talão-Talão”, as paredes laterais da carcaça são totalmente revestidas, por aplicação de um composto de borracha adequado, com elevada resistência a agentes oxidantes, permitindo também a moldação das inscrições desejadas.
07. Vulcanização (molde ou autoclave) e Inspecção a quente
A vulcanização é a operação através da qual as propriedades físicas dos novos materiais aplicados são modificadas. Os compostos de borracha aplicados em estado plástico são submetidos, durante um certo período de tempo, a condições específicas de pressão e temperatura, assumindo assim o seu estado elástico. A parametrização desta operação depende das propriedades reométricas dos compostos de borracha aplicados. A vulcanização pode ocorrer em moldes (para vulcanização de pneus com borracha extrudida) ou em autoclaves (para vulcanização de pneus com piso pré-vulcanizado). Imediatamente após a vulcanização, enquanto quente, o pneu é submetido a um novo processo de inspecção para se assegurar que este não apresenta qualquer defeito, quer interna, quer externamente.
08. Acabamento e Inspecção final
Nesta operação faz-se o acabamento do pneu (remoção de filamentos e rebarbas de borracha e pintura, se aplicável) e procede-se ao último passo de inspecção do pneu antes da sua liberação. Esta etapa de inspecção tem por base os requisitos normativos e regulamentares aplicáveis. A operação pode incluir a tecnologia já descrita na operação de inspecção inicial.